Páginas

sábado, 11 de junho de 2016

TOCANTINS: Estado recebe a Tocha Olímpica neste sábado

O roteiro de revezamento da Tocha Olímpica chega ao Tocantins nesse sábado (11). A capital, Palmas, é a cidade escolhida para receber o maior símbolo dos Jogos Olímpicos. O percurso vai incluir 155 condutores e, ao final, apresentações culturais vão animar os participantes desse momento histórico.
Uma das revezadoras é Ennilara Lisboa, judoca de 20 anos de idade. Praticante da modalidade desde os seis anos de idade, Ennilara é faixa preta, campeã estadual e a primeira medalhista do estado nas Olimpíadas Universitárias. Ela conta sobre a expectativa do desempenho feminino nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.
“Eu tenho a expectativa de que a nossa campeã olímpica, Sarah Menezes, vá conseguir trazer o título de novo. Eu não acompanho muito a masculina, mas a feminina tem grandes chances ganhar medalhas e ser campeã”, disse Ennilara Lisboa, judoca.

Em Tocantins, a modalidade esportiva vai ganhar força com as Olimpíadas. O Ministério do Esporte destinou quase quatro milhões de reais para a compra de equipamentos para a federação estadual de Judô. As federações estaduais de Taekwondo e Maratonas Aquáticas também receberam investimentos semelhantes para a compra de equipamentos. 
Já o Atletismo ganhou uma pista oficial nova, fruto da parceria do ministério com a Universidade Federal do Tocantins. Foram destinados quase oito milhões de reais para a obra. Na opinião do ministro do Esporte, Leonardo Picciani, esse investimentos são parte do legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
“Ficarão de legado as instalações esportivas, não só as do Rio de Janeiro, mas em todo o país, como em São Paulo, onde fica o Centro de Treinamento Paralímpico”, afirmou Leonardo Picciani, ministro do Esporte.
Segundo o repórter Raphael Costa (Agência do Rádio ), o Ministério do Esporte também investe nos atletas tocantinenses. Ao todo, mais de 280 mil reais por ano são destinados ao Bolsa Atleta, patrocínio do governo federal que beneficia 24 atletas do estado, em diversas modalidades. Além disso, o nadador paralímpico Ítalo Gomes Pereira recebe incentivo do Bolsa Pódio

Nenhum comentário: