Páginas

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Governo busca cooperação de municípios para aplicar Estratégia de Governança Digital

O governo federal pediu a cooperação de municípios para aplicação da Estratégia de Governança Digital (EGD) durante a 59ª edição do Fórum de Executivos Municipais de Tecnologia da Informação, em São Paulo. Os temas centrais das discussões foram sobre cenários e oportunidades para a Gestão da TI nos municípios.
 
“A colaboração deve ser a base para que as ações de TI sejam reposicionadas, a fim de atender às necessidades dos cidadãos brasileiros”, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Cristiano Heckert. O secretário pediu a cooperação dos municípios para aplicação de um novo modelo de gestão pública no País.
 Heckert disse ainda que a EGD possui como objetivo reconquistar o poder estratégico do Estado. “A ênfase desta estratégia está na desburocratização dos serviços públicos, rumo a uma administração 100% digital e com os cidadãos satisfeitos com os serviços oferecidos”, explicou.
 
O fórum foi aberto à participação de executivos de órgãos e empresas de TIC de qualquer município brasileiro. O encontro serviu para estreitar o relacionamento entre esses executivos e para discutir assuntos de interesse comum na busca de soluções para os diversos problemas enfrentados da gestão da informática municipal. Cerca de 30 municípios participaram do fórum. Com as mudanças na gestão de TI de diversos municípios, foi também feito um balanço das atividades do Fórum, nos seus mais de onze anos de atuação.
 
Sobre a EGD
 
A EGD estabelece os objetivos estratégicos, metas e indicadores para a TI dar suporte às atividades-fim dos órgãos no âmbito da Política de Governança Digital, criada pelo Decreto nº 8.638 em 18 de janeiro de 2016.

Nenhum comentário: