Páginas

sábado, 3 de março de 2012

Câmara de Caicó leva caravana de alunos a João Pessoa para estudo sobre a obra e vida do escritor José Américo

O presidente da Fundação Casa de José Américo, Flávio Sátiro Filho, e a diretora da Estação Ciências Cabo Branco, Marianne Góes, acertam parceria nesta terça-feira (28) para uma programação conjunta que será oferecida a uma caravana da cidade de Caicó-RN, que esteve em João Pessoa (PB) na sexta e no sábado, especialmente para conhecer as duas instituições.

A caravana, liderada pelo Presidente da Câmara Municipal de Caicó, Leleu Fontes, foi composta por alunos da rede pública de ensino, coordenadores e professores, pais de alunos, vereadores e servidores do Legislativo. Os alunos participaram de estudos sobre a vida e obra de José Américo (foto), cujo nome foi dado recentemente ao açude Itans, daquela cidade.

A comitiva conheceu o arquivo dos governadores, o Museu José Américo de Almeida, as bibliotecas da instituição, partindo em seguida para a Estação Ciências Cabo Branco, onde foram recepcionados por uma equipe especialmente designada pela diretora Marianne Góes.

É a primeira vez que as duas instituições fazem uma programação conjunta, o que, segundo o Presidente da FCJA, pode ser o inicio de um circuito cultural de grandes proporções, dentro do espírito público e das diretrizes traçadas pelo governador Ricardo Coutinho.


Crédito da foto: Isadora Medeiros - enviada especial do Jornal Correio do Seridó 

Bandeirantes apresenta sua nova grade a partir do dia 12 de março

  • Divulgação Band
    Patrícia Maldonado, nova apresentadora do Primeiro Jornal, da Band
    Patrícia Maldonado, nova apresentadora do Primeiro Jornal, da Band
A nova programação da Bandeirantes, já com a marca do diretor argentino Diego Guebel, começa a ir ao ar no próximo dia 12. Caberá ao “Primeiro Jornal”, reformulado, abrir os trabalhos desta grade, às 6h45. O informativo passará a ter como apresentadores Luciano Faccioli e Patrícia Maldonado e o foco ficará na prestação de serviço.

Logo depois, às 8h, em novo horário, entrará o “Dia Dia”, sob o comando de Daniel Bork, seguido do “Band Kids”, também com horário diferente, das 9h15 às 11h15. Guebel decidiu inverter a ordem dos produtos infantil e de culinária, e contata-se um acerto deste diretor ao aproximar jornalismo e variedades.

E as novidades da Band não param por aí. Também em março estreia o programa infantil de Marcelo Tas, “Conversa de gente grande”, ainda sem definição quanto a dia e horário, e o reality “Perdidos na tribo”, nas noites de sexta. Já em abril, o game show diário do José Luiz Datena e o “Pânico”, este último, a partir do dia 8.    

Fechando a história
Miguel Falabella foi bem com “Aquele Beijo”. A novela já entrou na sua reta final. O último capítulo será levado ao ar no dia 13 de abril.  “Cheias de Charme”, a sua substituta, estreia no dia 16.

Está confirmada
Fernanda Paes Leme também teve confirmada a sua participação em “Salve Jorge”, próxima novela da Glória Perez, com estreia prevista para meados de outubro. As gravações começam em junho.

Tudo certo
  • Tiago Abravanel em cena de "Tim Maia, Vale Tudo" (2/3/2012)
Tiago Abravanel esteve no Projac na tarde de quarta-feira, participando de uma longa reunião com Marcos Schechtmann, diretor da nova novela da Glória Perez. Está tudo conversado. Ele até já levou a sinopse para casa.

Combinado assim
O programa “Roda Roda”, apresentado no SBT apenas para divulgar produtos da Jequiti, está com os seus dias contados. Vai sair do ar. Um novo formato agora será criado também com o mesmo objetivo de promover a marca.

Em questão
No SBT ainda falta decidir qual gravadora ficará responsável pelo CD da novela “Carrossel”. Segundo se informa na própria emissora, há várias empresas interessadas, mas uma decisão sobre isso, a cargo da área de novos negócios, só deve sair no final deste mês.

Pilotando
Karyn Bravo e Joyce Ribeiro já estão gravando pilotos do “SBT – São Paulo”, novo informativo local, com estreia já confirmada para a outra segunda-feira, dia 12. Irá ao ar das 19h20 às 19h45.

Novo tema
O Canal Rural,  15 anos no ar, a partir de segunda-feira começa a apresentar o seu novo tema musical, composto e gravado por Yassir Chediak e Rodrigo Sater, filho de Almir Sater. Os mesmos dois que já têm outros trabalhos em várias novelas da Globo, como "Paraíso" e "Morde & Assopra".

Reta final
Renata Castro Barbosa e Luciana Fregolente gravaram participação especial em “Fina Estampa”, na Globo. Entram na história como duas publicitárias que irão convidar Julio Rocha para posar de cueca. A partir dai, ele se consagra como modelo de roupas íntimas.

Mesmo pé
O SBT não tem nada acertado com ninguém para dirigir a sua teledramaturgia. Nilton Travesso, convidado, não aceitou e a conversa parou por aí. Depois dele, e isso já se vão quase seis meses, nenhuma outra pessoa foi procurada.

Cheguei
  • Sabrina Sato posa para campanha de marca de jeans em estúdio em São Paulo (27/2/2012)
Sabrina Sato chegou, chegando na Band. Em sua primeira visita à emissora, ela já virou amiga de infância de meio mundo. Ganhou na simpatia todo o pessoal da produção. Por enquanto, como trabalho de vídeo para o novo “Pânico”, ela só gravou chamadas que em  breve serão colocadas no ar.

Bate – Rebate
  • Grupo de paniquetes será reforçado e ampliado na nova fase do “Pânico” na Band.
  • Valter Leite está dirigindo o programa “Futebol e Criança”, produzido pela Federação Paulista de Futebol e apresentado na Rede Vida.
  • Vai ao ar todos os domingos das 2 às 3 da tarde.
  • “Mega Senha”, neste sábado, na Rede TV”, terá as participações de Gigi Monteiro e do funqueiro Naldo. Apresentação de Marcelo de Carvalho.
  • Os ex-goleiros Marcos e Ronaldo, Palmeiras e Corinthians, também foram convidados para a estreia do novo programa do Neto na Band.
  • Ronaldo, fenômeno, e Rogério Ceni já estão confirmados.
  • Por enquanto Pedro Manso será a única novidade na “Escolinha do Gugu”.
  • Alexandre Nero, o Baltazar de “Fina Estampa”, é o convidado do “Marília Gabriela Entrevista”, neste domingo, no GNT.
  • Mônica Pimentel, do Artístico, está negociando pessoalmente a compra de um lote de filmes para a Rede TV!.
  • Bandeirantes já botou o “Pânico” à venda. Já existem cotas de patrocínios e ações de merchandisings comercializadas.
C´est fini

A direção da Bandeirantes não se interessou em transmitir o jogo de despedida do Edmundo - que também é seu comentarista - com a camisa do Vasco da Gama. No sistema aberto, portanto, não haverá exibição. Mas, na TV paga, tudo certo. O canal Sportv já bateu o martelo e vai mostrar a partida.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!
* Colaboração de José Carlos Nery

FLÁVIO RICCO

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Aldo segue cartilha de Dilma, pressiona Fifa e cria clima hostil para Valcke no Brasil

  • Comentários54
  • Ministro do Esporte Aldo Rebelo peitou a Fifa e pediu o afastamento de Valcke das negociações
    Ministro do Esporte Aldo Rebelo peitou a Fifa e pediu o afastamento de Valcke das negociações
O governo brasileiro abriu fogo contra a Fifa após as duras críticas feitas pelo secretário-geral Jérôme Valcke. O ministro do Esporte Aldo Rebelo seguiu a orientação da presidente da República Dilma Roussef de não baixar a guarda, conforme noticiado no blog do Perrone. Dessa forma, o país pressiona a entidade máxima do futebol mundial e cria um clima hostil para a chegada do dirigente no Brasil na terça-feira dia 13.
Dilma não quer se manifestar publicamente para não criar desavenças, mas deu carta branca para Rebelo defender o país e enfrentar a Fifa. O apoio do líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, a atitude do ministro é mais uma prova das intenções da presidente.
As desavenças geram expectativa para a chegada de Valcke ao Brasil. O secretário desembarca no país na terça-feira para checar o andamento de obras nas cidades-sedes. Ele deve passar por São Paulo (na terça), Porto Alegre (quarta), Curitiba (quinta), Cuiabá (sexta), Manaus (sábado) e Natal (segunda, dia 12).
Neste sábado, o ministro Aldo Rebelo deu uma entrevista coletiva em resposta às duras críticas feita por Valcke na última sexta-feira, quando chegou a dizer que o Brasil deveria levar um chute no traseiro.
"Não podemos receber um comentário de ofensa pessoal. Imagina alguém dizer que vai fazer isso [chute no traseiro] com sua família, com seu clube, com sua sociedade. Imagina com um país", respondeu Rebelo. "Não pode."
O ministro informou ainda que vai pedir à Fifa que afaste o secretário-geral das negociações sobre a Copa do Mundo de 2014 com o Brasil.  "O secretário-geral da Fifa não pode ser nosso interlocutor. As declarações do secretário da Fifa são inaceitáveis”.

BRASIL PRECISA DE PONTAPÉ NA BUNDA, DIZ SECRETÁRIO-GERAL DA FIFA


Os problemas começaram com as declarações polêmicas de Valcke. O cartola reclamou do atraso das obras e das deficiências estruturais no sistema hoteleiro e de transporte. A grande bronca é com a questão burocrática que dificulta a aprovação da lei geral da Copa.
O secretário chegou a dizer que o Brasil precisa de um chute no traseiro. “Vocês precisam se pressionar, levar um chute no traseiro e fazer a Copa do Mundo”, disse.
"Não entendo por que as coisas não estão avançando. Os estádios não estão mais no prazo, e por que muitas coisas estão atrasadas? A preocupação é que nada é feito ou preparado para receber muita gente. Lamento dizer que as coisas não estão funcionando no Brasil", disparou.

PT deseja indicar nome de Gilberto Costa para ser vice de Roberto Germano, caso aliança se concretize

Caso confirme a aliança política com o PMDB nas eleições de Caicó, o PT vai se somar ao DEM e PR, na disputa pela indicação do companheiro de chapa de Roberto Germano, pré-candidato a prefeito de Caicó. Foi à decisão tomada pelo PT na reunião deste sábado (03). Na mais recente resolução de seu diretório caicoense, o Partido dos Trabalhadores definiu o nome do atual vice-prefeito Gilberto Costa, como indicado para a chapa majoritária em qualquer coligação que o partido vier a fazer.
Indagado se estaria disposto a ser vice novamente, ele foi curto e grosso: “Nós estamos sempre à disposição do PT, porque eu não penso como um militante isolado. Nunca na minha história tomei posições isoladas. Por isso que as composições políticas que participei não são traumáticas para mim, e eu não me arrependo de nada que fiz, porque sempre fiz em consonância com as decisões partidárias”, explicou.
Por Marcos Dantas

Em reunião com Rotary Club de Caicó, meteorologista diz que chuvas serão em torno do normal

O meteorologista da EMPARN, Gilmar Bristot, esteve em Caicó nesta quinta-feira, 1º, para apresentar aos membros do Rotary Club local as pesquisas realizadas pela entidade, bem como as previsões climáticas para a região do Seridó.
“Esse contato não deveria acontecer somente no período chuvoso, mas durante todo o ano, para que a gente tivesse um melhor entendimento e para que as pessoas absorvam as informações que a meteorologia gera para as diversas áreas, como agricultura, pecuária e recursos hídricos”, salientou.
Segundo Bristot, a chamada quadra chuvosa na região será com chuvas em torno do normal. “Significa que alguns municípios devem receber mais chuvas do que outros. Tem essa questão variabilidade espacial da chuva (local onde vai cair) e da variabilidade temporal (o intervalo)”.
“Nós poderemos ter ocorrências de veranicos, mas em menor intensidade do que no período anterior. Nós poderemos ter um mês de abril melhor em chuvas do que o mês de março”, disse ele, que aconselhou aos produtores a opção por culturas de ciclo curto, como algumas variedades de milho e feijão. Por Alexandre Costa

Com derrota de 3 a 1 para o Alecrim, o Caicó se complica no campeonato estadual

Numa apresentação apática no estádio Nazarenão, em Goianinha, o Caicó Esporte Clube piorou sua situação no Campeonato Estadual diante do Alecrim. Aos 14 minutos do primeiro tempo, o zagueiro Marcão aproveitou uma confusão na área caicoense e abriu o placar para o Periquito. Gavião ampliou para a equipe da capital aos 17 minutos da primeira etapa.
Aos 33 do segundo tempo, Everaldo ampliou para o Alecrim. Numa cobrança de pênalti, aos 36 minutos, Anderley fez o gol de honra da Raposa e fechou o placar de 3 a 1. A derrota apenas reforçou a decisão antecipada pelo técnico do Caicó, Galeguinho, que entregaria o cargo independente do resultado. O cotado para substituí-lo é o treinador Jazon Vieira. Por Blog do Seridó

Inscrições para o concurso da prefeitura de Caicó terminam na segunda (05)

Previsto para enecerra suas inscrições às 23h59 do dia 05 de março, o concurso público da prefeitura de Caicó ofecerá 244 vagas distribuídas da seguinte maneira: 63 para o ensino fundamental completo, 111 para o ensino médio concluído e 70 para candidatos com formação superior.
O concurso será realizado sob a responsabilidade da Fundação Ensino Universitário e Apoio Comunitário (FUC). As inscrições para todos os cargos serão recebidas exclusivamente via internet através do preenchimento de formulário próprio disponibilizado no endereço eletrônico www.fundacaofuc.com.br. CLIQUE AQUI para acessar o edital.

Vasco joga para o gasto, vence Olaria, mas perde equatoriano Tenório

O Vasco conquistou sua primeira vitória na Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca, na tarde deste sábado. Jogando em Moça Bonita, os vascaínos fizeram um bom primeiro tempo e derrotaram o Olaria por 2 a 0. Carlos Tenório e Éder Luís marcaram os gols do jogo
A etapa inicial da partida foi marcado pela ampla superioridade técnica da equipe vascaína, que, mesmo com um time misto, teve seu trabalho facilitado pela fragilidade do Olaria.
O destaque da equipe da cruz-de-malta era o retorno do atacante Éder Luís, que após três meses fora do time por contusão, atuou com a mesma desenvoltura e habilidade costumeira.
Desta forma, o gol não demorou a sair. Aos 11 minutos, Camacho dominou pela ponta esquerda e tocou para o meio para Diego Rosa, na entrada da área. O meia virou o jogo para Felipe na direita, que, num toque de gênio, enfiou para Carlos Tenório na altura da marca do pênalti. O equatoriano dominou e chutou sem defesa para Wanderson.
Dois minutos depois, quase o segundo. Escapada em velocidade de Tenório pela direita. O atacante toca para a entrada de Éder Luís, que penetrou na área e perdeu o gol na saída do goleiro do Olaria.
O Olaria tentou reagir na base dos chutes de fora da área, e teve duas boas chances aos 16 e 17 minutos, quando Fernando Prass apareceu bem para salvar o Vasco nos chutes de Juninho.
Mas a superioridade Vascaína voltou a ser evidenciada aos 25. Em jogada pela esquerda, Dieyson lança Diego Rosa, que entrou na área e cruzou rasteiro para Éder Luís se antecipar à zaga e mandar para o fundo das redes.
Com dois de vantagem para o Vasco, o jogo diminuiu de ritmo. No segundo tempo, a equipe de Cristóvão Borges parou em campo e deu espaço para o adversário, numa repetição do que aconteceu no meio de semana no empate em 2 a 2 com o Bonsucesso.
O Olaria tentou uma reação e chegou a marcar aos 6. Juninho cobrou falta e levantou na área. Depois de uma confusão na pequena área, em que Fernando Prass chegou a defender três vezes, a bola morreu nas redes. Entretanto, o gol foi anulado depois que o assistente sinalizou uma irregularidade no lance.
A equipe de azul e branco só voltou a assustar aos 40, em novo chute de longe, desta vez de Ivan, que saiu rente à trave de Fernando Prass.
Mas desta vez o Vasco conseguiu sair vencedor e conquistar os três pontos. Mas nem tudo foi lucro para o cruzmaltino, já que o atacante Carlos Tenório, grande aposta da diretoria para esta temporada, sofreu uma grave lesão. Após choque em dividida com dois adversários, o jogador rompeu o tendão de Aquiles e deve ser operado neste domingo. O tempo previsto de recuperação é de seis meses.
O próximo compromisso do Vasco será na terça-feira, no duelo contra os peruanos do Alianza Lima pela Copa Libertadores.

Fluminense derrota Nova Iguaçu e se reabilita na Taça Rio

Com os titulares em campo, o Fluminense não deu espaço para surpresas e passou fácil pelo Nova Iguaçu. O Tricolor fez 3 a 0, neste sábado, em Volta Redonda, e se recuperou da derrota na estreia da Taça Rio. O resultado deu ânimo para a equipe comandada por Abel Braga viajar para a Argentina e encarar o Boca Juniors nesta quarta-feira, pela Libertadores.
O Fluminense dominou praticamente os 90 minutos e abriu o placar no primeiro tempo com Rafael Sóbis. Na etapa final, o Tricolor seguiu no ataque e ampliou com Rafael Sóbis e o jovem Matheus Carvalho.
Na próxima rodada da Taça Rio, o Fluminense terá o clássico contra o Flamengo, no domingo, no Engenhão. Já o Nova Iguaçu vai buscar a recuperação contra o Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Bragantino vence a 3ª seguida e encosta no derrotado Guarani

Sob a intensa chuva de Bragança Paulista, o Bragantino recebeu o Guarani no estádio Nabi Abi Chedid, pela 12ª rodada do Campeonato Estadual. A vitória por 1 a 0, com gol marcado por Romarinho logo aos sete minutos do primeiro tempo, foi a terceira consecutiva do time de Marcelo Veiga, que se mantém na sexta colocação, mas agora com 21 pontos, nove a menos que o líder Corinthians.
Dessa forma, o Massa Bruta só perde o lugar caso a Ponte Preta goleie o Paulista de Jundiaí por mais de quatro gols de diferença no domingo. Caso contrário, o time permanece em sexto, com apenas um ponto de distância para São Paulo, Mogi Mirim e o próprio Guarani, que foi derrotado novamente – na quarta perdeu para o Santos -, e fica ainda mais longe dos líderes do Campeonato Paulista.
No próximo domingo, o Bragantino visita o emergente Guaratinguetá fora de casa, enquanto o Guarani terá um importante desafio contra o Corinthians, sábado, às 18h30 (de Brasília), no estádio do Pacaembu.
O Jogo – O prejudicado gramado do Nabizão impediu que a etapa inicial primasse pelo fator técnico e individual. Em outras palavras, o primeiro tempo do duelo em Bragança Paulista foi pouco empolgante, exceção feita ao gol marcado logo no sétimo minuto de bola rolando, que apenas definiu uma vantagem a ser administrada pelo Braga até o apito final.
Nenhum dos times ainda havia atacado quando Giancarlo seguiu as instruções de Marcelo Veiga e chutou de fora da área para enganar o goleiro Emerson. A bola acabou desviando na marcação do Guarani, que se confundiu no lance e deixou Romarinho livre para empurrar para as redes e abrir o placar.
A única oportunidade criada pelo Bugre foi aos 25 minutos, em cruzamento na área de Fumagalli, que tentava servir o atacante Ronaldo, que vive verdadeira seca na equipe por não marcar há cinco rodadas, mas bateu fechado. Rafael saiu do gol para afastar a bola, mas acabou jogando a bola para trás de si mesmo e quase complicou a vida do Massa Bruta.
O Bragantino exagerava nos erros de passe, principalmente no setor de meio-campo. O time só saía do campo de defesa no momento em que Giancarlo buscava a bola para armar jogadas. Foi assim aos 31 minutos, quando o camisa 9 chutou forte, do lado direito do ataque, e viu o goleiro Emerson se atrapalhar todo para fazer a defesa e mandar a bola pela linha de fundo.
Na etapa complementar, o Bugre tentou ser incisivo, mas já sofreu um baque no primeiro minuto. Romarinho bateu forte, da entrada da área, e a bola desviou em Domingos, assustando ao goleiro bugrino. Os visitantes só começaram a reagir quando Bruno Mendes entrou no lugar de Ronaldo e deu maior poder de fogo ao ataque. Aos 23 minutos, em jogada individual, o suplente obrigou Rafael Santos a se esticar e espalmar pela linha de fundo.
Os últimos minutos foram de apreensão, com o Guarani atacando insistentemente e o Bragantino se defendendo. Os técnicos Vadão e Marcelo Veiga seguiam o ritmo do jogo, tendo mandado a campo Luciano Castan e Pardal. Apesar dos esforços, o time anfitrião não alcançou o empate.
Fonte: Gazeta Esportiva 

Wewerton defende a Portuguesa das críticas dos torcedores

A torcida da Portuguesa não poupou o time das vaias após o empate por 0 a 0 com o Catanduvense e criticou duramente a atuação dos jogadores neste ano. Em meio a irritação demonstrada pelos torcedores, o goleiro Wewerton saiu em defesa do clube e procurou defender os seus companheiros dos xingamentos provenientes da arquibancada.
Um dos principais alvos dos lusitanos é o volante Guilherme. Destaque na campanha que colocou o time de volta na elite do futebol brasileiro, o jogador chegou a cogitar uma transferência para o Corinthians no início desta temporada, mas teve o negócio vetado pela diretoria. No entanto, as atuações do atleta vêm sendo abaixo do esperado e despertaram a ira dos torcedores paulistanos.
Além disso, os dirigentes da Portuguesa também tiveram que ouvir os seus nomes presentes em cantos furiosos vindos das arquibancadas. Os torcedores alegam que os mandatários do clube não estão se esforçando nesta temporada e que o investimento feito para suprir as saídas do meia Marco Antônio e do atacante Edno não foi suficiente.
“Futebol é resultado. Se não vier o resultado, os jogadores não servirão mais e o time será ruim. Todos aqui sabem que nós temos um grande elenco e que o nosso treinador é muito capacitado. Nós vamos dar o nosso melhor, porque não vamos desistir. Estamos aqui até o final para defender a Portuguesa”, disse o goleiro Wewerton.
Mesmo defendendo o time das vaias recebidas na saída de campo, o arqueiro procurou pedir uma mudança de postura para levar a equipe a uma nova fase na competição. Ciente de que o momento não é dos melhores, o atleta pediu para que os jogadores tenham em mente a gravidade da situação e evitem cometer excessos enquanto as vitórias não voltarem a aparecer.
“Não existem problemas extra-campo no nosso time, mas precisamos entender que as coisas não vão bem. Empenho não falta, só que você tem que focar exclusivamente na equipe. Se você está dormindo à meia noite, é bom ir para cama mais cedo. Se você está saindo para fazer compras no shoppping, é bom ficar em casa um tempo. Essas pequenas coisas podem fazer a diferença mais para frente”, finalizou o preocupado goleiro lusitano.
Fernando Dantas/Gazeta Press
Wewerton discordou das críticas da torcida da Portuguesa e defendeu a atuação da Lusa no empate com a Catanduvense

IBAMA realiza reunião para decidir sobre reabertura dos balneários de Caicó

O IBAMA RN realiza na próxima segunda-feira (05), às 9h, uma reunião para esclarecer procedimentos e resultados da Operação Rios Federais. A operação ocorreu no início desta semana (27 a 29/02), no açude Itans, em Caicó, e resultou no embargo de diversos balneários e associações do entorno. Entre as irregularidades encontradas estavam a falta de licença ambiental e a construção em áreas de preservação permanente.

Além do IBAMA e de representantes do MPF, participarão da reunião a Polícia Federal, deputados federais, estaduais, vereadores e o prefeito de Caicó Bibi Costa.

Por Wllana Dantas 

Forróresta hoje no Clube ACASSEC em Caicó

Hoje, a partir das 22 horas, no Clube ACASSEC em Caicó, Forróresta com animação de Dão Amado e Ademir Souza e participação de Rodolfo Lopes. 

sexta-feira, 2 de março de 2012

FESTA EM SÃO FERNANDO NESTE SÁBADO


NESTE SÁBADO, NO SÃO FERNANDO ESPORTE CLUBE EM SÃO FERNANDO, GRANDE SUARÊ COM BENÉ E FILHOS - A FAMÍLIA MUSICAL - TOCANDO TODOS OS RITMOS
A PARTIR DAS 22 HORAS

Diretor do Dnit é ouvido sobre escoamento da produção agrícola na região Norte


[Foto: A BR-364 liga o Acre a São Paulo (Fonte: Ministério dos Transportes]
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza neste momento audiência pública sobre problemas nas vias de escoamento da produção agrícola da Região Norte. Os senadores estão preocupados com a situação da BR 364, rota de transporte de produtos para o porto do Rio Madeira.
Conforme observa o presidente da CRA, Acir Gurgacz (PDT-RO), as condições já precárias da rodovia estão piorando com o transporte pesado de materiais para a construção das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau no Rio Madeira. Participa do debate Jorge Ernesto Fraxe, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Mais informações a seguir
Da Redação / Agência Senado

Serviço de texto no celular para pessoas com deficiência auditiva pode ficar mais barato

[Tradutor de línguas de sinais durante audiência na Comissão e Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) para discussão do projeto (PLS 238/2008) que obriga as prestadoras de serviços de telecomunicações a oferecer planos para atendimento específico de pessoas com deficiência auditiva ou da fala. ]
Pode ser votado nesta semana projeto que determina a cobrança de tarifas mais baixas nos serviços de mensagem de texto utilizados por usuários com deficiência auditiva ou de fala. O texto (PLS 238/08) deve ser votado na próxima reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT), marcado para esta quarta-feira (7), às 9h.
O projeto obriga as empresas de telecomunicação a criarem planos específicos, e com preços reduzidos, para esse público. Segundo o autor da proposta, o ex-senador Flávio Arns (PSDB-PR), é possível observar o aumento da participação das pessoas com deficiência nas atividades sociais e setores produtivos, muitas vezes graças a maior oferta de recursos tecnológicos capazes de reduzir as limitações dessas pessoas. Arns menciona, em particular, a evolução da telefonia celular, que permitiu à pessoa com deficiência auditiva ou da fala comunicar-se com desenvoltura, especialmente por mensagens de texto.
O autor observava, à época, que o benefício proposto pelo projeto está previsto na legislação de acessibilidade, mas "tal norma não é cumprida pelas operadoras, o que justifica o tratamento da questão por via legislativa, em norma de maior poder coercitivo". O projeto foi tema de audiência pública ocorrida na semana passada, modifica a Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.472/97) e recebe decisão terminativa na CCT.
Também está na pauta o PLC 176/09, que determina a indicação da data de postagem e da data de entrega na residência do consumidor das correspondências que encaminham documentos de cobrança.
De acordo com o relator na CCT, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), são cada vez mais frequentes as ocorrências de prejuízos causados por atrasos em encaminhamentos e recebimentos de documentos de cobrança, decorrentes da degradação dos serviços postais no país. Dessa maneira, a especificação da data de postagem e de entrega nesse tipo de documento pode servir como prova na hipótese de litígio em âmbito administrativo ou judicial para reparação por eventuais danos aos consumidores.
Outro projeto que pode ser analisado pelos senadores é o PLC 141/10, que estabelece regras para o encerramento das atividades de instalações radiativas. O texto diz que, após o fim das atividades de instalações que operam com material radiativo, a dose efetiva de sua radiação residual não poderá superar o limite da dose efetiva anual de radiação fixado pela autoridade federal competente para a exposição de indivíduos do público, devendo essa dose não ser superior a um milisievert (mSv) por ano. Milisievert é a unidade que mede os efeitos biológicos da radiação.
A matéria recebe decisão terminativa na CCT.  
Requerimentos
Há dois requerimentos para realizações de audiências públicas a ser aprovados pelos parlamentares. O primeiro pretende incluir o nome do presidente da Eletronorte, Josias Matos de Araujo, para o debate sobre o Plano Nacional de Banda Larga e as deficiências na transmissão de dados via internet, especialmente na região Norte do país, e é de autoria da senadora Ângela Portela (PT-RR). O outro pretende convidar o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, para debater a estratégia de ciência, tecnologia e inovação da pasta para 2012 e é de autoria do senador Eduardo Braga (PMDB-AM), presidente da CCT.
Elina Rodrigues Pozzebom / Agência Senado